SP Trans — um guia completo
(artigo publicado em 09/05/2019 no blog Documento do Estudante)
A SPTrans é a empresa contratada pelo poder público para cuidar do transporte público da cidade, ou seja, elaborar estudos para a realização do planejamento do Sistema de Transporte. E também responsável por executar a fiscalização da prestação de serviços e gerenciar o Sistema de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas.
SPTrans bilhete estudante
O Bilhete Estudante da SPTrans é um direito de todo e qualquer aluno de escola pública ou particular da cidade de São Paulo e a região metropolitana. O benefício do bilhete é destinado aos estudantes de:
- ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino profissionalizante, ensino superior e tecnológico.
Vale transporte
Caso o estudante portador do bilhete único estudante também possua o benefício do Vale Transporte além do Passe Livre, ele pode pedir a alteração da distribuição do Passe Livre.
Todas as modalidades de crédito de transporte estão num mesmo cartão visando facilitar a vida do estudante e ter todos os benefícios em um só cartão.
O bilhete único é muntifuncional pois além de servir para o transporte público de São Paulo e de sua região metropolitana, também é o Documento Nacional do Estudante. A DNE assegura que o estudante tem direito à meia-entrada em todo o território nacional para eventos artísticos-culturais e de esporte.
Neste bilhete podem ser carregadas as cotas de ½ passagem ou de gratuidade, Vale Transporte, cotas de tempo do tipo Comum (mensal e diária), e os créditos eletrônicos em dinheiro dos tipos Comum, Estudante.
Na hora de utilizar esses créditos há uma ordem pré-estabelecida para efetuar os descontos na catraca. Portante você deve estar atento à ordem em que ocorrem os descontos:
1º Vale Transporte 2º Estudante (1/2 passagem ou gratuidade); 3º Comum (Tempo/Dinheiro)
No caso de não constar saldo em nenhuma das carteiras de bilhetagem eletrônica (VT, Estudante ou Comum) o usuário deve pagar a tarifa integral em dinheiro para o cobrador e não poderá usufruir de nenhum benefício concedido pelo uso do Bilhete Único.
Em resumo, caso o estudante seja beneficiário do Vale Transporte e também da Gratuidade (Passe Livre) pode solicitar o complemento da cota de gratuidade. Para tanto, caso seja esse o seu caso você deve enviar um email com as informações abaixo para bilheteunico@sptrans.com.br.
- Dados do Estudante: Nome completo, RG (com dígito e estado emissor), CPF e Data de Nascimento;
- Endereço residencial com CEP;
- Nome e endereço da escola;
- CNPJ e endereço completo da empresa onde você trabalha;
- Trajeto detalhado (percurso de ida e volta entre a residência, instituição de ensino, e ao local de trabalho, constando linhas de Ônibus/Metrô/CPTM utilizadas).
Se for aprovada a solicitação, a SPTrans irá alterar a distribuição do seu Passe Livre por dias. Assim, sua cota a ser usada nos trilhos, será alterada de 24 dias x 2 viagens (ida e volta) para 12 dias x 4 viagens (2 idas e 2 voltas) para uso na 2ª quinzena do mês, após acabar os créditos de Vale Transporte.
SP Trans com br
- Como solicitar atualmente o bilhete único
- cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
- informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
- aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
- depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
- Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
- Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!
SP Trans aluno
O canal do estudante é um sistema da sptrans em que busca tirar dúvidas pontuais do aluno e também solicitar o bilhete único.
SP Trans estudante login
Para fazer o seu Bilhete Único SPTrans estudante basta fazer uma conta no site da DNE e efetuar o pagamento. Após isso, faça o login e conclua a solicitação do seu bilhete.
SP Trans estudante passe livre
Será que você tem direito ao passe livre estudantil? Vamos lá descobrir!
Você tem direito ao passe livre automaticamente caso: seja aluno de instituição da rede pública municipal, estadual e federal. E ainda se for estudante de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizantes.
Porém se você é um aluno de ensino superior ou tecnológico você pode ter o benefício apenas mediante autodeclaração de “Baixa Renda”. Isso significa que a renda per capita da sua casa deve ser inferior a 1,5 salário mínimo nacional. Você também deve ter o número do CadÚnico, e também presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.
Também são aceitos para passe livre, estudantes participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais. Tendo dessa forma direito automático uma vez que a instituição de ensino envia os dados do aluno e a informação de que este se enquadra em um dos programas de bolsa financiamento previstos.
Também estão incluídos para ter o passe livre, estudantes do Projovem Urbano, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal.
Faça a emissão agora mesmo do seu Bilhete Único Estudante